Onde comprar jogos para PC – Parte 1 – Steam

Durante muitos anos os jogadores de PC no Brasil se habituaram a consumir jogos piratas. Por diversos fatores, acabava sendo uma alternativa mais fácil e mais barata que se tinha para poder jogar na época – não que tenha acabado por completo hoje em dia – . Mas era sempre um risco para o PC, pois era necessário baixá-los de sites ou torrents de fontes não tão confiáveis. E as vezes acontecia o triste azar de pegar um vírus e ter que formatar a máquina, perdendo arquivos importantes. Não era bom…

A Mudança do Mercado

Mesmo desconsiderando a pirataria e apesar de muitas lojas físicas, lojas online, ou bancas de revistas conseguirem vender alguns jogos em formato de CDs ou DVDs até por um preço justo, a revolução mesmo na forma de consumir jogos aconteceu quando a banda larga começou a se popularizar. Junto com ela vieram as Lojas de Venda de Jogos Digitais por Download – ahh que maravilha!

Essa forma de comercializar, além de ser mais prática, ajudou também baixar os custos de publicação e fornecimentos dos games. Praticamente todo o processo ficou digital, não sendo mais necessário prensar as mídias físicas, ter capa, embalagem, nem os custos adicionais com a logística. Todo processo se tornou online e ponto.
Capa Steam

A Steam

Dentre as lojas que surgiram, uma que se destacou foi a Steam, da Valve – a mesma que produziu o aclamado Half-Life, que por sua vez deu origem ao Mod que criou o sucesso das Lan-houses, o Counter-Strike.
Num resumo bem simples, a Valve aproveitou algumas oportunidades com a sua plataforma de jogos para firmar parcerias com outras produtoras, vendendo e disponibilizando seus jogos dentro dela. E foi um sucesso!
Counter Strike Capa
Considero que a Steam é a principal plataforma digital de venda e distribuição de jogos para computador. Tem uma biblioteca imensa. Os jogos vão desde títulos AAA das grandes produtoras como: Square Enix, Rocksteady, Ubisoft, Konami, etc. Até os cada vez mais populares jogos Indies de pequenas produtoras – as vezes de uma só pessoa – que estão disponíveis para compra.
Mas voltando um pouco no assunto da pirataria… Fora a queda no custo, outro fator que ajudou a diminuí-la um pouco mais, foi o surgimento dos modos online nos jogos. Que sem o game original conectado a plataforma, como a Steam por exemplo, não era possível participar de partidas. Além disso, ter o jogo original garante que ele estará sempre atualizado, muitas vezes até recebendo novas expansões gratuitas (The Witcher 3, te amo!). A pirataria tomou mais uma porrada nessa…

Sucesso Steam – Usuários Online

Para se ter uma ideia do sucesso da plataforma, na data dessa publicação o pico de usuários simultâneos chega a 20 milhões de jogadores online. É gente demais.
Pico de usuários Steam

Como comprar na Steam

O processo para comprar os jogos na Steam não é muito diferente de comprar outros produtos pela internet: escolha o jogo que deseja; coloque no carrinho; finalize o pedido; se não tiver ainda, crie a sua conta; escolha a forma de pagamento; e pague. Não tem o custo do frete, claro! Assim que o pagamento for confirmado o jogo é seu para sempre! Ele ficará disponível na sua Biblioteca de Jogos da Steam para baixar quando preferir. Você pode instalar e desinstalar quantas vezes quiser.
As formas de pagamento disponíveis atualmente são várias:
  • Boleto
  • Transação bancária para alguns bancos
  • Cartão de crédito nacional e internacional
  • Paypal
  • PagSeguro
  • E mais
Jogo na Steam

Outros Recursos Steam

Além ser uma plataforma que vende e disponibiliza jogos, a Steam conta também com outros recursos:
  • Comunidade própria para jogadores em que se pode adicionar novas amizades, saber o que eles andam jogando, publicar reviews, screenshots, gameplays, lives
  • Venda de softwares focados na área de games. Tem RPG Maker para criar jogos, softwares de edição de vídeo, de som, para exibição de streaming, monitor de desempenho do processamento de jogos no PC, e outros
  • Steam Lab: que é uma forma dos usuários experimentarem antecipadamente as novas melhorias que a Steam planeja implementar. Assim os desenvolvedores tem a chance de testar e receber o retorno/feedback dos usuários antes de tornar as mudanças oficiais
  • Jogos gratuitos
  • Jogos para MacOS e Linux
  • Demos jogáveis
  • E tantos outros

Minha opinião

Qual é a minha avaliação pessoal da Steam?
Conheço a loja há muitos anos. Comprei diversos jogos nela (se não me engano, o primeiro foi The Elder Scroll IV: Oblivion) e nunca tive nenhum tipo de problema. Paguei usando as formas de pagamento por transação bancária, cartão de crédito e boletos. Tudo ocorreu sempre sem problemas comigo. Os processos de download, instalação e jogar sempre ocorreram também sem problemas, sendo muito simples também. Todos os jogos que comprei continuam ainda lá disponíveis na minha biblioteca para baixar quando quiser. E apesar de algumas críticas que a comunidade Gamer faz, eu realmente não tenho do que reclamar dessa empresa.
A Steam é uma plataforma que confio bastante.
Mas e aí, qual é sua avaliação da Steam? Se não conhece ainda, acho que vale a pena conhecê-la. Acessa lá.

Related posts