Como jogar jogos de Super Nintendo no celular?

Se você está com saudades ou quer ter a oportunidade de conhecer os ótimos jogos do clássico Super Nintendo, e além disso unir a praticidade de poder jogar em qualquer lugar com seu celular, esse post vai te mostrar como fazer.

Como Jogar Super Nintendo no Smartphone

Para poder jogar games de Super Nintendo no seu celular, é necessário baixar um App de emulador. O emulador simula o funcionamento de um videogame só que no seu Smartphone.
Se você está utilizando o Android, na loja da Google Play Store pesquise por emulador Super Nintendo. Aparecerão várias Apps como opção. Você pode escolher qual baixar. Eu recomendo o Snes9x EX+ que é a versão portada do PC para Android.
Indico o Snes9x EX+ por ser gratuito, não ter propagandas e pela alta compatibilidade com os jogos. Porém, ele não tem a função de baixar as ROMs direto por ele.

O que são ROMs

Para quem não conhece, explicando de um forma simplificada, uma ROM é uma cópia/imagem do arquivo do jogo que antes estava gravada, no caso do SNES, num cartucho. Para poder jogar você terá que fazer o download da ROM em um site na internet.
Há diversos sites onde é possível baixar ROMs de Super Nintendo. É só pesquisar no google por “ROMs SNES” e escolher um que tenha o título que gostaria de jogar. Recentemente baixei por uma página que está em português: a www.romsmax.com. Mas fique livre para baixar de outros lugares.
Depois que fizer o download é só acessar a App do Snes9x EX+ e clicar em Load Game. Indique a pasta do arquivo e escolha o jogo. Daí para frente é só alegria. Pronto para jogar esse game maravilhoso que é o Super Nintendo.

Vantagens em jogar SNES pelo Celular

Além da comodidade, há algumas outras vantagens em se jogar pelo emulador, mas para mim a melhor delas é a opção de usar o Save State. Que nada mais é do que poder salvar há qualquer momento do jogo. Como um botão de congelar em algum ponto e poder voltar dele sempre que quiser.
Fora isso, também é bacana comprar um controle Bluetooth para jogar legal. Pois, apesar de permitir usar o joystick virtual no Smartphone, alguns jogos exigem comandos rápidos ou o aperto de múltiplos botões. Ações que sem o controle ficam um pouco complicadas de se fazer.
Controle Ipega
Essa é a dica. Falou! Abraço do Rori!

Related posts